Em cada canto dos complexos Disney que você olhar, algum detalhe especial, ou homenagem escondida você vai encontrar, e pelo Hollywood Studios não é diferente. Sobre o Lago Echo é possível ver um simpático dinossauro, chamado Gertie, e nesse post vamos te contar a história deste personagem e o por que de Walt Disney ter tanto carinho por ele.
Diretamente, Gertie não é ligado a Disney, o Dinosaur Gertie’s Ice Cream of Extinction, que é o nome da sorveteria em que a estátua do dinossauro está, foi construída pelo Imagineers em 1989 e está no Hollywood Studios desde então. Mas sua história é mais antiga que isso. “Gertie the Dinosaur” foi uma das primeiras animações da história, criada por Winsor McCay em 1914, em um curta de 12 minutos e desenhado a mão.
Walt Disney, que na época do lançamento da animação era pré-adolescente, algum tempo depois recriou a obra de Winsor McCay em “A História do Desenho Animado”, parte de uma série que Walt lançou em 1955, chamada de “Disneyland”. Na parte dedicada para Gertie, Disney explicou a importância deste personagem para o desenvolvimento do cinema de animação, em suas próprias palavras: “Gertie, de Winsor McCay, e outras novidades da animação estimularam um grande interesse do público e criaram uma demanda por esse novo meio. Isto, por sua vez, encorajou outros pioneiros a esforços criativos que, com o tempo, levaram ao estabelecimento do desenho animado como uma indústria.”
Em 1989, os Imagineers decidiram homenagear o dinossauro e toda a sua história construindo um grande tributo no Hollywood Studios, parque temático de cinema e teatro. Junto da estátua tem uma loja de sorvetes e um estande que consta uma parte de sua história. Quando for conferir Gertie, aproveita e pegue um sorvetinho!